9 de jun. de 2010

PNBL: Lula oficializa Fórum Brasil Digital no dia 23



O Fórum Brasil Digital, que terá a missão de acompanhar e avaliar a implementação das políticas do Plano Nacional de Banda Larga, será instituído no dia 23 de junho, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou o coordenador de inclusão digital do Governo, Cezar Alvarez. Ele admitiu, no entanto, que como houve mais pedidos do que se esperava, o governo não terá condições de atender todos os pleitos. "Entidades vão ficar de fora", advertiu.

Nesta segunda-feira passada, 07/06, Alvarez participou de um encontro com representantes da indústria brasileira para debater os modelos e processos do PNBL, na sede da Abinee, na capital paulista. A entidade, que representa a indústria, por exemplo, terá um lugar no Fórum, antecipou Alvarez. Mas, em função da demanda, o governo fará o convite final.

O coordenador do plano, no entanto, não quis adiantar quais nomes - além do da Abinee - já estavam selecionados. Houve pedidos de vários setores, entre eles, da Câmara dos Deputados. O Fórum Brasil Digital terá papel relevante para definir os rumos do PNBL. Caberá a ele, por exemplo, para validar o decreto que instituiu o Plano, com definições de metas e ações para serem tomadas no curto, médio e longo prazo.

No encontro com a indústria, Alvarez enfatizou, mais uma vez, o papel crucial da Anatel para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Banda Larga, especialmente, no voltado à produção de equipamentos e de novos serviços.

"Toda e qualquer grande escala de produção virá a partir dos novos leilões de espectro e das ações regulatórias que estão sob a responsabilidade do órgão regulador e que terão de ser instituídas ainda este ano. Essas medidas vão criar, sim, um mercado potencial de clientes para incentivar a produção e o desenvolvimento de tecnologia no país", enfatizou Cezar alvarez.


Fonte: www.convergenciadigital.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário