O avanço tecnológico, ao mesmo tempo que promove melhorias para a população, também propicia uma forma de exclusão, a digital. A exclusão digital no Brasil ocorre de acordo com as diferenças regionais, acompanhado da desigualdade social e serviços de cada região do país. Um dos segmentos mais atingidos é a população idosa.
Muitos idosos não têm motivação para se inserir no mundo informatizado, às vezes por achar que é um obstáculo, outras por não perceberem a importância da inclusão digital e também por achar que o conhecimento do manuseio de aparelhos eletrônicos é uma tarefa que é mais fácil ser designada aos jovens.
Há ainda o preconceito refletido em todas as idades, de que o aprendizado de coisas novas não ocorre na velhice. O que é um engano, pois o aprendizado de coisas novas, a agilidade mental não é uma característica típica do jovem. O processo de aprendizagem não se interrompe na velhice.
Precisamos perceber as pessoas idosas como sujeitos cognitivamente ativos e a educação como um processo contínuo, que não ocorre somente no período escolar, nos anos da infância e juventude, mas da infância à vida adulta e à velhice.
ALGO PRECISA SER FEITO!
Muitos idosos não têm motivação para se inserir no mundo informatizado, às vezes por achar que é um obstáculo, outras por não perceberem a importância da inclusão digital e também por achar que o conhecimento do manuseio de aparelhos eletrônicos é uma tarefa que é mais fácil ser designada aos jovens.
Há ainda o preconceito refletido em todas as idades, de que o aprendizado de coisas novas não ocorre na velhice. O que é um engano, pois o aprendizado de coisas novas, a agilidade mental não é uma característica típica do jovem. O processo de aprendizagem não se interrompe na velhice.
Precisamos perceber as pessoas idosas como sujeitos cognitivamente ativos e a educação como um processo contínuo, que não ocorre somente no período escolar, nos anos da infância e juventude, mas da infância à vida adulta e à velhice.
ALGO PRECISA SER FEITO!
O Datafolha entrevistou mais de 300 pessoas acima dos 60 anos na cidade de São Paulo para conhecer hábitos e opiniões em relação ao uso de computadores e da Internet. A pesquisa mostra que 45% dos entrevistados têm computador em casa, entretanto apenas 19% dizem utilizar o equipamento. Nesta pesquisa, fica claro o importante papel da inclusão digital na vida das pessoas, independente da idade. Quem tem contato com o mundo digital têm mais interesse em participar de novos cursos.
Quando indagados sobre o benefício da internet, 85% dos entrevistados consideram importante a rede, quando essa mesma pergunta foi feita para quem já a utiliza, 98% das pessoas acreditam que é um ganho para suas rotinas. Uma grande prova de que o passar dos anos não significa desinformação é que 77% dos entrevistados costumam acessar a rede para ler notícias e trocar e-mails.
Com base nesses números colhidos pela sondagem percebe-se a necessidade da criação de mecanismos por parte da sociedade Brasileira, para de alguma forma procurarmos oferecer aos nossos velhinhos uma qualidade de vida melhor e o restabelecimento da auto estima desse segmento tão excluído no nosso país.
Mais você deve estar se perguntando: o que o telecentro de inclusão digital de Pau Dos Ferros tem a ver com isso? pode ser feito algo a nível local para amenizar este problema? vai ser feito alguma coisa aqui em nossa cidade?
Em breve novidades... Aguarde!
Com base nesses números colhidos pela sondagem percebe-se a necessidade da criação de mecanismos por parte da sociedade Brasileira, para de alguma forma procurarmos oferecer aos nossos velhinhos uma qualidade de vida melhor e o restabelecimento da auto estima desse segmento tão excluído no nosso país.
Mais você deve estar se perguntando: o que o telecentro de inclusão digital de Pau Dos Ferros tem a ver com isso? pode ser feito algo a nível local para amenizar este problema? vai ser feito alguma coisa aqui em nossa cidade?
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