Dentre outras atividades, foram apresentadas as diretrizes do Projeto Formação Gesac e o plano pedagógico de formação no uso de tecnologias digitais. O Diretor do Departamento de Serviços de Inclusão Digital do MC, Heliomar Medeiros de Lima, esteve presente e destacou a importancia da ação: “Além de dar a infraestrutura tecnológica aos pontos, precisamos levar capacitação para completar o processo de inclusão digital nessas comunidades. Nesse sentido, o apoio dos Institutos Federais selecionados pela SETEC/MEC e do CNPq é essencial”.
Por meio da parceria com o Ministério da Educação e o CNPq, a ação contará com uma rede educacional instituída por professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), alunos tutores, monitores e multiplicadores. Os PIDs apoiarão a qualificação do uso dos telecentros, promoverão o desenvolvimento de projetos comunitários e fortalecerão as redes de conhecimento. O objetivo não é somente oferecer a educação técnica, mas o desenvolvimento em habilidades voltadas para inclusão social das comunidades. O projeto abrange diferentes linhas de pesquisa em educação. A avaliação desse projeto resultará em melhorias no processo de formação para a inclusão digital.
Além dos PIDs de diversos estados e do Diretor do Departamento de Serviços de Inclusão Digital do MC, participaram o Coordenador Geral do Projeto Formação Gesac, Elias David; o reitor do Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia (IFRN), professor Belchior Oliveira; o Pró-reitor de Extensão, professor Willys Abel Farkatt; e os professores Régia Tallina e Robson Siqueira, do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
O Projeto Formação Gesac está inserido no programa de inclusão digital Gesac, que atualmente leva internet em banda larga a mais de 11 mil pontos de presença em todo o país.
Fonte: www.gesac.gov.br
0 comentários:
Postar um comentário